No dia 5 de novembro de 2025, vivi um dos momentos mais especiais da minha trajetória como jornalista, pesquisadora e escritora: o lançamento do meu livro “Chão de Coragem: As Aventuras de Júlia no Memorial”, na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
A obra nasceu do meu desejo de transformar em literatura parte da pesquisa que desenvolvi no mestrado em Comunicação Profissional, na UFMA (PPGCompro), defendido em 2024. Ao longo desse processo, percebi que a história das mulheres que ocuparam o Parlamento Maranhense merecia ser contada também para as novas gerações em uma linguagem que despertasse curiosidade, encantamento e consciência sobre o papel feminino na construção política do nosso Estado.
“Chão de Coragem” é, para mim, um gesto de memória e de afeto. Um convite a olhar para o passado com respeito e ternura e, ao mesmo tempo, para o futuro com coragem e desejo de equilíbrio entre homens e mulheres nos espaços de poder.
A protagonista da história é Júlia, uma menina curiosa que visita o Memorial do Legislativo Maranhense Deputada Zuleide Bogéa e, guiada pelas vozes da história, descobre mulheres que desafiaram o tempo e o silêncio para abrir caminhos. Entre elas, a primeira deputada Zuleide Bogéa, Hildenê Castelo Branco e Dalva Bacelar, pioneiras que representam gerações de mulheres que sonharam, resistiram e ocuparam a política maranhense.
Escolhi contar essa história de forma leve e poética, acompanhada das delicadas ilustrações da minha filha, a designer Mai Janatã. Juntas, buscamos criar uma obra que inspire crianças e jovens a conhecer a história política do Maranhão e a reconhecer o valor das mulheres que ajudaram e continuam ajudando a construir o nosso presente.
O livro é também fruto do meu trabalho de pesquisa “Elas no Parlamento Maranhense: impactos, desafios e avanços institucionais em um registro biográfico digital das deputadas eleitas no século XXI para a Assembleia Legislativa do Maranhão” e da plataforma www.elaspolitica.com.br. Ambos reforçam o meu compromisso com a preservação da memória e a valorização do protagonismo feminino na política.
Com “Chão de Coragem”, deixo às novas gerações não apenas um registro histórico, mas uma semente de inspiração: que mais meninas, como Júlia, descubram em si a coragem de escrever seus próprios caminhos.
Mais detalhes sobre as personagens, o lançamento, próximos encontros e aquisição de exemplares estão no perfil da Menina Júlia (@julianomemorial).

