Maria da Graça Fonseca Paz – 16º, 17ª e 18ª Legislaturas da ALEMA (2003 a 2019)

MARIA DA GRAÇA FONSECA PAZ, nasceu na propriedade de seus pais, Santa Maria dos Vieiras, Município de Guimarães, no dia 02 de maio de 1953. Dos 9 aos 17 anos de idade, estudou em Guimarães, na Escola Paroquial São José, vivendo até os 12 anos no internato das Freiras. Em l971 veio para São Luís cursar o 2º grau no LICEU MARANHENSE.

Trabalhou na CEMAR no período de 1974 a 1976, onde conheceu o seu marido, o Engenheiro Clodomir Paz. Casaram-se em 1976 e a convite do Sr. , os dois deixaram a CEMAR e mudaram-se para Codó, onde Dr. Clodomir assumiu o posto de na Fábrica de Cimento Nassau. Nesse período, nasceram os filhos do casal, Leonardo e Guilherme, que receberam atenção especial da mãe, na época, apenas mãe e esposa. Em 1983, voltou para São Luís acompanhando o marido que fora convidado pelo então Governador do Estado, Sr. Luís Rocha, para assumir a Diretoria Técnica da CEMAR.

Comecou a conhecer a política quando seu marido candidatou-se a Deputado Estadual em 1986. Participou ativamente de todas as suas campanhas, coordenando, divulgando e buscando votos em vários interiores deste Maranhão, contribuindo significativamente para a conquista de três mandatos consecutivos. Foi aí que começou a ver de perto os problemas do Maranhão, muitos deles resolvidos com a ajuda do Deputado, por sugestão sua.

Com os filhos já crescidos, voltou a estudar. Formou-se em Administração de Empresas pelo UNICEUMA.

Continuou militando na política ao lado do marido e em 1996, com sua experiência e carisma, ajudou a eleger seu irmão Luís Henrique, prefeito de Porto Rico.Embora não tivesse cargos ou mandato, nunca deixou de atuar politicamente.

Em 2002, já avó de Mateo Leonardo e hoje avó também de Guilherme Filho, resolveu candidatar-se a uma vaga na Assembléia Legislativa, haja visto a impossibilidade da candidatura de seu marido, que assumira outros compromissos. Com a sua coragem, suas propostas, o conhecimento e a experiência que já possuía de campanhas, conseguiu se eleger com mais de 24.000 votos, sendo a 2ª mais votada de sua coligação..

A deputada Graça Paz, em seu primeiro mandato foi autora de duas importantes leis, que foram aprovadas por unanimidade pelos deputados em plenário e sancionada pelo Governador do Estado.

*A primeira obriga todos os estabelecimentos que possueam dois ou mais caixas registradorasa terem empacotadores, que faz com que os consumidores não precisem empacotar suas próprias compras e ainda garante emprego a esta categoria. A segunda Lei diz respeito à segurança e obriga as empresas de ônibus intermunicipais a instalarem detectores de metais e rádio comunicadores, com o objetivo de combater a onda de assaltos que ocorrem em nossas estrada. A terceira, refere-se as necessidades de adaptação de deficientes fisicos dentro do ferry-boat.

Fonte: Assessoria de Comunicação
iolanda fonseca

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *